Páginas

04 dezembro 2008

A burocracia no Vale do Itajai apesar do Caos

Como todos sabem o vale do Itajai foi assolado por enxentes e lama e o Brasil esta pronto a ser solidário, até ai tudo normal.
Mas hoje lendo o jornal Diario Catarinense, de ontem 03/12, havia uma notícia interessante, informava como as pessoas deveriam proceder para tirar a segunda via da carteira de identidade, o cpf e carteira de trabalho.
No caso da carteira é facinho, a pessoa leva 2 fotos 3x4, e a cópia do registro de nascimento ou de casamento, e caso ela não tenha é so procurar o registro da cidade onde nasceu.
Considerando que a pessoa não é de SC, que perdeu tudo, tem mais de 40 anos e talves não tenha vínculos com a cidade natal, ela faz o que?
Se existe um registro do nosso dedão, e a internet funciona nesse país não seria menos trabalhoso e provalvelmente mais enconta, se as pessoas fossem até um local público oficial claro, e novamente fizessem sua digital e ai através disso fosse liberado o documento?
O informativo sobre a segunda via do CPF é melhor ainda, vc sabendo do número do CPF, procure os Correios, Banco do Brasil ou Cx Econimica munido da carteira de identidade.
Enfim, as vezes eu penso que as pessoas não param pra pensar no que elas estão pedindo, estou falando de pessoas que perderam tudo e agora tem que provar que existe e provavelmente precisarão urgentemente desses documentos para poderem ser beneficiadas com futuros projetos e auxilios que virão como a liberação do fundo de garantia.
Se existe teconologia pq o Brasil é tão reticente em utiliza-la?